14 de mar. de 2010

Onde tudo começa


Este blogue começa aqui publicando o planejamento do nosso primeiro projeto compartilhado na web. Nossa intenção é que este seja o início de uma prática pedagógica que prioriza a participação ativa e criativa dos estudantes também na ocupação do ciberespaço como meio para a construção de conhecimentos.

PROJETO: Sala de leitura


SÉRIES ENVOLVIDAS: 5M¹-5M2-5M³-6M¹-6M²-8M¹-8M²-5V³-7V¹-8V¹


DURAÇÃO: I e II Unidades.


JUSTIFICATIVA: Este projeto, tendo como base sondagens iniciais nas turmas envolvidas, se justifica pela necessidade de promover a formação de leitores e produtores de textos. Os estudantes em questão estarão em contato com situações prazerosas e significativas de leitura e escrita através de obras clássicas da literatura universal, possibilitando, dessa forma, a ampliação da cultura geral, a troca de conhecimentos e opiniões, bem como as competências e habilidades na leitura e produção de textos.


OBJETIVOS: Desenvolver o hábito e o gosto pela leitura, desenvolver uma leitura prazerosa de obras literárias, promover a troca e o compartilhamento de opiniões e conhecimentos, compartilhar a produção escrita, reflexiva e literária, reconhecer e diferenciar os diversos gêneros literários utilizados.


CONTEÚDOS: Obras clássicas da literatura universal, gêneros literários, biografia, informações bibliográficas.


RECURSOS DIDÁTICOS: Livros de literatura (contos, romances, crônicas), papel ofício, papel metro, réguas, lápis de cor, TV, DVD, computador, impressora, espaço físico da sala 5, blogue.


ORGANIZAÇÃO DA SALA: Individual para a leitura e escrita do “diário de leitura” e roda para os momentos de discussão e síntese.


TIPO DE TEXTO: Literário.


PRODUTO FINAL: Livro com textos produzidos no diário de leitura


AVALIAÇÃO: Formativa e processual, acompanhando o progresso individual na leitura e na produção textual através de “fichas de avaliação individual”.
1.  Instrumentos: Exposições orais sobre o andamento da leitura, de forma individual.
2.  Verificação dos registros no diário de leitura.
3.  Intensidade de participação e envolvimento nas diversas etapas do projeto.
DATA
ATIVIDADE
OBSERVAÇÕES
09-12/03
Apresentação do Projeto e leitura de texto sobre história do livro.
Criação de um espaço de leitura na sala 5
16-19/03
Distribuição dos livros, produção de ficha de leitura, confecção de sobrecapa e marcador.
Criação de um blogue para divulgar o projeto e as produções textuais dos estudantes.
23/03
Início da leitura individual e produção dos diários de leitura.
Antes do final de cada aula, cada aluno deverá escrever seus comentários  no diário de leitura.
23/07
Previsão de finalização das leituras.
27-30/07 – culminância. Possib. Palestra com escritor.

Nenhum comentário: