CENTRO EDUCCIONAL PERMÍNIO DE SOUZA
FERREIRA – JORNALISMO ESCOLAR – A.L. 2010 – PROF. SÉRGIO ARAÚJO
PROJETO: Sala de leitura
SÉRIES ENVOLVIDAS: 5M¹-5M2-5M³-6M¹-6M²-8M¹-8M²-7V¹-8V¹
DURAÇÃO: I Unidade.
JUSTIFICATIVA: Este projeto, tendo como base sondagens iniciais
nas turmas envolvidas, se justifica pela necessidade de promover a formação de
leitores e produtores de textos. Os estudantes em questão estarão em contato
com situações prazerosas e significativas de leitura e escrita através de obras
clássicas da literatura universal, possibilitando, dessa forma, a ampliação da
cultura geral, a troca de conhecimentos e opiniões, bem como as competências e
habilidades na leitura e produção de textos.
OBJETIVOS: Desenvolver o hábito e o gosto pela leitura,
desenvolver uma leitura prazerosa de obras literárias, promover a troca e o
compartilhamento de opiniões e conhecimentos, compartilhar a produção escrita,
reflexiva e literária, reconhecer e diferenciar os diversos gêneros literários
utilizados.
CONTEÚDOS: Obras clássicas da literatura universal, gêneros
literários, biografia, informações bibliográficas.
RECURSOS DIDÁTICOS: Livros de literatura (contos, romances,
crônicas), papel ofício, papel metro, réguas, lápis de cor, TV, DVD,
computador, impressora, espaço físico da sala 5, blogue.
ORGANIZAÇÃO DA SALA: Individual para a leitura e escrita do “diário de
leitura” e roda para os momentos de discussão e síntese.
TIPO DE TEXTO: Literário.
PRODUTO FINAL: Livro e e.book com textos produzidos no diário de
leitura.
AVALIAÇÃO: Formativa e processual, acompanhando o progresso
individual na leitura e na produção textual através de “fichas de avaliação
individual”.
1.
Instrumentos: Exposições orais sobre o andamento da leitura, de forma individual.
2.
Verificação
dos registros no diário de leitura.
3.
Intensidade
de participação e envolvimento nas diversas etapas do projeto.
DATA
|
ATIVIDADE
|
OBSERVAÇÕES
|
09-12/03
|
Apresentação
do Projeto e leitura de texto sobre história do livro.
|
Criação
de um espaço de leitura na sala 5
|
16-19/03
|
Distribuição
dos livros, produção de ficha de leitura, confecção de sobrecapa e marcador.
|
Criação
de um blogue para divulgar o projeto e as produções textuais dos estudantes.
|
23/03
|
Início
da leitura individual e produção dos diários de leitura.
|
Antes
do final de cada aula, cada aluno deverá escrever seus comentários no diário de leitura.
|
15/05
|
Previsão
de finalização das leituras.
|
– culminância. Possib. Palestra com
escritor.
|